terça-feira, 19 de março de 2013

pergunto

é preferível termos mais desemprego e menos pessoas a trabalhar mas com salários altos ou menos desemprego com pessoas a ganharem salários mais baixos? percebo o que o tio miro diz. a única forma de neste momento combatermos o desemprego é manter os salários baixos para que as empresas possam manter e quiçá contratar mais funcionários. não podemos ter uma média de salários altos quando o nível de produtividade é baixo, caso contrário nenhuma empresa vem contratar cá. 

um exemplo: vamos supor que estão a contratar uma empregada doméstica. pagariam um bom salário a uma senhora que completa o serviço em oito horas quando poderiam pagar menos a outra que o termina em metade do tempo? a economia em larga escala é apenas uma ampliação da economia caseira.

1 comentário:

  1. Finalmente encontro alguém que me faz sentir um bocadinho menos louca. É que às tantas já penso se serei eu a pensar de uma forma totalmente ilógica... Concordo totalmente. Acho que nos deveríamos preocupar mais em aumentar a produtividade para, desse modo, conseguirmos maior lucro das empresas e, consequentemente, a médio e longo prazo, melhores salários. É que é muito giro - ou não - comparar salários com outro países da UE... mas só existem porque o nível de produtividade assim o deixa - ou o custo de vida assim o obriga. Acho que estava na hora de deixarmos de pôr as culpas todas nos outros. Obviamente que há responsáveis, há culpados mais flagrantes, sou totalmente a favor da sua responsabilização. Mas enfim, não me parece que nós, enquanto povo, nos descartemos de todas as culpas. Parece-me que podemos e devemos melhorar muitos aspectos para também nós contribuirmos para a evolução do país. Quem tem uma empresa neste momento sabe perfeitamente a dificuldade que é pagar salários... Se os empregados não são produtivos, não geram essas receitas... onde acham que os patrões vão buscar o dinheiro para lhes pagar? Por vezes parece-me que há pessoas que acham que os 'patrões' têm uma árvore do dinheiro em casa... ;)

    ResponderEliminar

digam de vossa justiça...