quinta-feira, 22 de março de 2012

hoje fui à guarda.

que é como quem diz ao posto da gnr ali da pequena cidade vizinha. a minha tia foi prestar depoimento na condição de testemunha cá por causa de uns larápios que andam pelos campos cultivados, de barraca em barraca (os meus falecidos avós chamavam-lhe cortelhos), a roubar pequenos apetrechos de cobre para vender aos sucateiros da zona (isto se não forem estes últimos a organizar estes furtos, tipo máfia). 

adiante, a minha tia entrou com o agente encarregue do caso e eu fiquei na sala de espera a fazer aquilo que mais gosto - observar. sou uma cusca, admito. e que observei eu? que para além do agente que acompanhou a minha tia havia outros cinco na esquadra. sem contar com o sargento, esse estava no escritório dele a tratar dos seus afazeres. 

um ocupava-se de tarefas administrativas que consistiam basicamente em imprimir papelada, assiná-la, agrafá-la e colocá-la numa gaveta. três entravam e saíam constantemente da área de recepção, sem rumo certo. e o restante elemento esteve em pé, encostado à impressora, em amena cavaqueira com os tais que iam e vinham. eu permaneci lá durante meia hora. sendo eu pessoa de boa fé gostaria de acreditar que o senhor estava a gozar a sua pausa. conhecendo este país como conheço, desconfio seriamente dessa possibilidade. 

outra observação: dos seis que vi, quatro estavam claramente em baixo de forma. e não pude deixar de recordar uma notícia que li há dias sobre os bombeiros suíços que devido ao excesso de peso iam frequentar programas de emagrecimento e exercício físico. a falta que isso faz por cá.

3 comentários:

  1. Com essa actividade toda como querias tu que eles não fossem roliços? Lá para o meu burgo são super anafados e rosadinhos, que a pinga do Dão deixa-se beber.

    ResponderEliminar
  2. Eu estagiei em colaboração com a PSP e muita vez passava por lá. Também via alguns na rua a ver quem passava, a fazer mais não sei. Mas tb reparei que muitos são barrigudos. Ora nem posso falar muito, o meu pai tb é polícia e tb é barrigudo [engordou mais qnd mudou para trabalho de escritório].

    http://viverentrelacos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Não deixa de ser um retrato da realidade, parcial, mas verdadeiro.
    Admiro-os por outras coisas, por passarem uma vida a trabalhar por turnos, por arriscarem a vida por nós, quando é preciso, mas também lhes conheço os vícios.
    Em todas as profissões há os bons e os maus profissionais

    ResponderEliminar

digam de vossa justiça...