terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

quem me conhece há algum tempo

sabe que sou moça dada a pesadelos. são frequentes, praticamente diários. alturas existem em que fico com uma vaga ideia do que aconteceu, mas de quando em vez forço-me a acordar antes que morra do susto. vejo-me sempre em situações para as quais não encontro solução que não seja a de abrir a pestana, respirar fundo e pensar para mim "isto é só um sonho mau". 

o meu top cinco dos pesadelos mais recorrentes (por ordem de maior frequência):

1. ser perseguida e/ou ter de salvar a família/amigos de algum crime ou desastre;
2. desastres e/ou acidentes;
3. ser traída;
4. cair;
5. perder os dentes.

é fácil encontrar conselhos para evitá-los optar por uma refeição ligeira, não tomar medicação, não assistir a filmes/séries com imagens impressionantes, não ingerir álcool nem café, dormir num ambiente sem luz e sem barulho, praticar exercício físico. nada disto resulta comigo. a única coisa que ainda não experimentei dada a limitação do espaço físico foi alterar a posição da cama.

de acordo com as estatísticas entre dois a seis por cento da população mundial tem pesadelos frequentes (entenda-se por frequente mais do que uma vez por semana). há quem diga que ter tantos pesadelos é bom porque: a) representam uma espécie de treino para situações de perigo, b) ficamos mais alertas e preparados na vida real, c) contribuem para a estabilidade emocional, e d) revelam tendências artísticas e criativas. 

é sempre uma sensação desagradável e inconveniente, até porque interrompo muitas vezes o sono durante a noite, mas até a data não tem tido grande impacto na minha vida e/ou saúde. o que eu gostava mesmo era de saber mais sobre o assunto pelo que se tiverem sugestões toda eu sou ouvidos.

3 comentários:

  1. Durante anos e anos sonhava imenso com dentes... brrrrrrrrr

    ResponderEliminar
  2. Sumo de laranja á noite faz sonhar imenso...

    ResponderEliminar
  3. Normalmente, os sonhos, neste caso os pesadelos, têm a ver com os nossos aspectos emocionais e psicológicos. Por exemplo, cair significa que na vida real nao se sente apoiada nas suas decisoes ou projetos e perder os dentes significa que sente que as suas opinioes nao sao valorizadas por outros.

    Os desastres dizem bastante sobre o estado mental de uma pessoa. Em geral, este tipo de sonho representa que você, interiormente, não consegue lidar com certas situações porque talvez já se sinta oprimido ou derrotado perante àquilo, como se não tivesse condições de sobreviver ou superá-la.

    Por experiencia própria, acho que os sonhos / pesadelos dizem muito sobre nos mesmos e que devem ser levados a sério (por mais ridiculos que parecam) e, mais ainda, quando sao frequentes. Alguma vez foste a um psicologo? Pode ser uma boa ajuda.

    ResponderEliminar

digam de vossa justiça...