quarta-feira, 19 de junho de 2013

como perder uma cliente em meia hora

o país está em crise, é certo. mas se por algum motivo tens um negócio e queres desfazer-te de uma cliente pobretana, doroteia explica a fórmula. cenário: segunda-feira, dia de aniversário, doroteia quer mimar-se e arranjar a cabeleira. ora toda a gente sabe que a maior parte dos salões encerra neste dia para descanso semanal. toda a gente, menos eu. daí que acabo no centro comercial. aquilo começa muitíssimo bem com a menina a pendurar o teu casaco e a tua malinha e instale-se aqui e quer ver uma revista? claro que sim, afinal das contas é o segundo motivo pelo qual vou ao cabeleireiro. chega, então, a senhora que me iria atender. 

- Ai que está a precisar de umas madeixas.
E eu a responder que como estava de férias só para a semana (ou quando bem entender) é que iria tratar do assunto.
- Mas assim fica mal nas fotos.
(Respiro).
- Mas podíamos fazer só uma ou outra.
- Não, obrigada!

Mais tarde, enquanto me seca o cabelo:

- Também podia fazer madeixas californianas.
(Pausa enquanto tento visualizar o look).
- Se quiser podemos agendar para a semana.
E continua.
- Tinha o cabelo seco veja só que absorveu a máscara toda, mas não se preocupe eu tenho ali uma máscara que basta colocar uma vez por semana e vai notar logo a diferença. Eu depois mostro no final.

E o pior foi mesmo no final enquanto eu tento pagar e ela a vender-me a máscara, o shampoo e mais o óleo protector e eu a dizer que não, e ela a insistir. Quando eu quero lavar e secar, quero apenas lavar e secar, ok? Eu entendo que as pessoas tenham objectivos comerciais, que precisem vender, mas a verdade é que me senti desconfortável durante todo o tempo que lá estive e não é certamente um local onde tenciono voltar.

3 comentários:

  1. É como a ex-cabeleireira da minha Avó que lhe vendeu um creme anti-rugas aos 90 anos! É por isso, e por outras como essa, que agora é ex-cabeleireira!

    ResponderEliminar
  2. Como te compreendo. Há realmente pessoas que não têm queda para o trabalho onde estão :/ passava-me logo com a parte das madeixas...

    ResponderEliminar

digam de vossa justiça...