segunda-feira, 6 de agosto de 2012

darfur fashion?

Foto: Rajab and Joseph  
    

as fotos são de pedro matos, trabalhador humanitário do programa alimentar mundial da ONU. este português esteve três anos no darfur, onde fotografou pessoas locais na tentativa de mostrar ao mundo o lado da moda, as cores e estilos da região.

se falámos de uma cultura diferente da ocidental é óbvio que os estilos, padrões e cores são diferentes e só por aí já chamam a atenção. daí a achar que as pessoas no darfur têm uma preocupação com a moda já vai uma longa distância. é claro que cada um de nós quando acorda quer estar sempre no seu melhor. agora não me venham dizer que estas pessoas têm liberdade para vestir aquilo que querem e gostam - aposto que o leque de escolha não é muito variado; e as prioridades são outras. não quer dizer que sejam menos bonitas. agora não posso considerar que a moda seja, no darfur, uma prioridade.

posto isto, este projecto não deixa de ter mérito por trazer uma lufada de ar fresco e outra perspectiva destes países que normalmente só aparecem nas notícias devido à guerra. 

1 comentário:

digam de vossa justiça...