terça-feira, 31 de julho de 2012

7. a dona de casa que habita em mim

gosto de ir às compras (mercearia) logo de manhã. as prateleiras estão cheias, os corredores nem por isso, mas está tudo organizado; ao final do dia é sempre uma confusão. gosto de ir às compras com todo o tempo do mundo. ir percorrendo os corredores um a um procurando os artigos que faltam em casa. gosto de ir ao talho, à peixaria e à charcutaria. gosto destes artigos frescos mais do que trazê-los embalados. e sai mais barato. não tenho vergonha em assumir que quase tudo é marca branca. não consigo lembrar de alguma coisa que compre que não o seja. massas, arroz, azeite, cogumelos, salsichas, cereais, leite, atum, ovos, natas, maionese, detergentes, sumos, iogurtes, manteiga, queijos... acho que já deu para perceber. há duas excepções: a água engarrafada e a coca-cola - aqui não dispenso as marcas.

dizem que a mercearia do tio belmiro é das mais caras. não sei; nunca fui a outras. não tenho paciência para andar de supermercado em hipermercado à procura do artigo que saia mais em conta. quando trabalhava na sonae tinha ainda a benesse de acumular "x" valor das compras em cartão, que descontava no mês seguinte. ah e o namorido também tinha comissões da empresa dele em cartões presente o que nos permitia poupar uns trocos nas compras do mês. hoje em dia já não posso contar com estas vantagens. mas não deixo de lá ir. e no fim das compras, carrinho completamente a abarrotar onde não cabe mais nada, olho para o talão e vi que pago duzentos e vinte e quatro euros. 

sim os enlatados são marca branca. mas trago também comigo peixe, carne, marisco e bacalhau. somos dois, é certo mas ainda assim não acho que seja demasiado por um carrinho cheio. ficava mas barato noutro sítio? não sei. a questão é que quando uma pessoa se habitua a uma determinada disposição dos produtos é difícil mudar para outra superfície onde se sente meia perdida. e quando uma pessoa se habitua a uma determinada marca branca com a qual se sente satisfeita é complicado arriscar noutra que não conhece. e quando no final de tudo a conta é abaixo do esperado, aí torna-se quase impossível mudar.

6 comentários:

  1. Concordo. Também sou fiél ao Tio Belmiro e também sou muito apreciadora de marcas brancas. Em quase tudo. A única coisa que continuo a ser muito reticente são os produtos de higiéne, mas não digo desta água não beberei...

    ResponderEliminar
  2. eu ultimamente habituei-me a ir ao jumbo. comodidade acima de tudo. vou todas as semanas, tenho o hábito de fazer compras semanais até porque como não tenho muito espaço não tenho onde guardar tanta coisa. além disso, chegada ao final da semana falta-me sempre qualquer coisa.
    marca branca, compro tudo, a minha excepção é a pasta dentífrica, que não consigo comprar marca branca, não sei porquê, nem nunca experimentei...
    ultimamente o detergente e amaciador para a roupa são também de marca, tenho comprado sempre em promoção e compensa imenso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não conheço muito bem o jumbo... nunca residi perto de nenhum pelo que me ficaram sempre fora de mão para ir às compras. :)

      Eliminar
  3. Sem dúvida alguma que o Continente é o mais caro de todos. Nessas coisas, sou muito fã do Minipreço, gosto imenso da marca branca e sou fã do preço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o problema dos minipreço que conheço é que não têm talho nem peixaria e a secçõ de frutas e legumes deixa muito a desejar. :(

      Eliminar
  4. Cá em casa também é praticamente tudo de marca branca. Champôo é que já tentei e não consigo. A água é da fonte da terra. =)

    ResponderEliminar

digam de vossa justiça...