terça-feira, 13 de março de 2012

dona doroteia ensina a poupar.

ou pelo menos tenta. e não, infelizmente ainda não descortinei uma forma de esticar o dinheiro para que seja fácil chegar ao fim do mês com algum no bolso. a propósito de uma conversa alguém me diz que não poupa porque ainda não ganha o suficiente para isso. wrong. que prefere esperar por um salário maior para pôr de parte um valor mais elevado. wrong. wrong. wrong. quem não poupa com oito, não poupa com oitenta. simplesmente porque não cria esse hábito. e mais, as despesas tendem a aumentar proporcionalmente ao valor que ganhámos. tudo porque um salário maior permite uma casa maior, um carro melhor, etcetera e tal...

comigo tem funcionado da seguinte forma: todos os meses sai automaticamente do salário um x valor para a conta poupança. é que nem o vejo, logo não entra nas contas nem faz falta. é menos uma peça de roupa ao fim do mês. ah, mas assim nunca mais chegas a lado nenhum - dizem alguns. olhem, já é um começo. continuando, pagas as contas mensais, sobra (e espero que nos vossos casos também) um determinado valor. e aqui entra a fórmula de controlo de dona doroteia. portanto, saldados os compromissos mensais dividimos esse valor pelo número de dias que faltam para chegar ao fim do próximo mês. isto para calcularmos um valor médio de gasto permitido diariamente. 

passo a exemplificar: pagaram as continhas todas e ainda vos sobra, imaginemos, duzentos euros. e que faltam vinte dias para chegar ao fim do mês. ora matematicamente, sabem que podem gastar cerca de dez euros por dia. a partir de então é controlar e se preciso anotar os gastos diários. e se amanhã querem ir jantar fora e gastar mais do que essa quantia já sabem que nos dias anteriores/posteriores vão ter de gastar menos. 

pode parecer uma ideia maluca eu sei. mas dêem-lhe o benefício da dúvida. não neguem à partida uma ciência que desconhecem (já nem me recordo quem dizia isto...). é uma sensação fantástica chegar ao final do dia e saber que gastámos menos do que a quantia estipulada. fica a sugestão.

3 comentários:

  1. Também faço isso. No início do mês paga-se a renda, pagam-se as contas, o carro, e distribui-se o dinheiro para cada um (eu e namorado). Depois sei que preciso de um X por semana para o supermercado. Deixo sempre uns 50 euritos de margem, para qualquer coisa que apareça, e o resto vai automaticamente para outra conta. Todos os meses poupo. Uns meses poupo 150 euros, outros só poupo 20 euros... mas tento sempre guardar algum.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho uma conta poupança que nem está muito recheada e que até me acabo por esquecer dela (o que nem é mau, porque vai acumulando juros), mas poupo todos os meses, não poupo um montante fixo porque as despesas são variaveis mas sei que se naquele mês ganho 10 só posso gastar 8. Acabo por ter a conta corrente com números mais redondos que a de poupança, mas o importante é mesmo saber que se acontecer qualquer imprevisto não preciso entrar em pânico.

    Acho que cada pessoa acaba por ter o seu método e adaptá-lo à sua rotina, mas, tal como disseste, poupar (por muito pouco que seja) é fundamental.

    ResponderEliminar

digam de vossa justiça...