quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

dizia alguém...

...que não imaginava uma relação onde um dos elementos adorasse ler e o outro não partilhasse esse gosto. não concordo. entendo, mas não concordo. um casal não tem necessariamente de gostar das mesmas coisas, embora considere positiva a existência de alguns interesses em comum. eu gosto de ler, ele não. ele gosta de ver aqueles programas de comentadores desportivos, eu não. não deixamos de estar juntos. enquanto ele vê televisão, eu leio. quando ele adormece mais cedo ou aproveita os dias de descanso para pôr o sono em ordem eu não deixo de me deitar junto dele. leio. 

sou uma apaixonada pela leitura. gostava de ter mais tempo para ler. em alturas mais desocupadas conseguia ler cerca de três livros por semana; hoje isso é praticamente impossível. do que eu gosto mais é de me sentir sabedora de um segredo que só a pessoa que escreveu a história e eu (juntamente com os restantes leitores) partilhámos. é como pertencer a uma espécie de sociedade secreta. é algo que tem tanto de mágico como de sagrado. e gosto de ler em papel, de saborear cada página. 

houve uma altura em que líamos juntos antes de adormecer: eu as minhas estórias, ele os livros técnicos de gestão ou direito. e ele gostava; dizia que dormia melhor. mas não tem essa paixão. e eu não sou menos feliz por causa disso. pelo contrário, ele demonstra sempre interesse em saber o que estou a ler, qual é a história. e confesso que é extremamente complicado explicar-lhe. porque é sempre muito mais do que uma história e tudo o que eu possa dizer será sempre insuficiente. lá está, é daquelas coisas que só lendo.

eu gosto de ler. ele não. mas a gente sempre se entende.

5 comentários:

  1. Comigo acontece o mesmo! Tal e qual! :)**

    ResponderEliminar
  2. Ora nem mais. Eu e o meu namorado partilhamos vários gostos, outros nem por isso. E não gostamos menos um do outro por causa disso!

    http://viverentrelacos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Concordo, nem tudo tem que ser partilhado, mas tem que haver um certo reflexo nos interesses do outro. Pelo menos o tal interesse que referes.

    ResponderEliminar

digam de vossa justiça...