quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

das tradições.

eu cá considero-me uma rapariga tradicional. e hoje venho falar-vos de uma tradição a propósito do dia dos enamorados que se avizinha. embora considere que devemos mimar-nos (a nós e a eles) todos os dias, esta data é sempre uma oportunidade de surpreender.  esqueçam o telemóvel de terceira geração, a consola último modelo, os vouchers de estadias, massagens e afins... já ouviram falar dos lenços dos namorados?  os lenços de namorados não eram mais do que uma declaração de amor. a  rapariga bordadeira entregava-o ao seu amado e se fosse correspondida, este usava-o em público. nas histórias menos felizes, o lenço retornava às mãos da moça - razão pela qual há quem também diga lenço dos perdidos (de amores, entenda-se).


{lembram-se daqueles papelinhos que escrevíamos em meninas com apenas uma pergunta - queres namorar comigo?, e apenas duas opções de resposta?}


             

o lenço de namorados é  fabricado a partir de um pano de linho fino ou de algodão, bordado com motivos variados. peça de artesanato e vestuário típico do Minho, são testemunhos de épocas passadas (a emigração para o Brasil é um mero exemplo), dos trabalhos agrícolas (como as vindimas) e de críticas sociais. e não podemos deixar morrer estes pedaços de história. vai daí e trouxe-vos uma sugestão: descobri hoje a aliança artesanal, uma cooperativa que se dedica à promoção desta tradição. no site podemos encontrar desde miniaturas dos lenços (opção mais em conta)  até peças com décadas de existência e cheias de estórias para contar. 

fica a sugestão - diferente, original e cheia de tradição!

1 comentário:

  1. Muito bonitos mesmo...por acaso já conhecia,já tinha visto uns parecidos numa casa de artesanato... As palavras bordadas são simples, sem dúvida, mas carregadas de afecto e sentimento!

    ResponderEliminar

digam de vossa justiça...