segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

gosto de pequenos-almoços demorados.

gosto de pequenos-almoços de hotel. na correria do dia-a-dia nem sempre é possível perder muito tempo com esta refeição que dizem ser a mais importante. vou sempre ao ginásio pela manhã. levanto-me sempre duas horas e meia antes do horário a que inicio o trabalho. na semana passada, a título de exemplo, entrava as dez logo acordava as sete e meia. devido ao treino tenho de me alimentar cerca de meia hora antes pelo que a primeira coisa a fazer é tratar do pequeno-almoço. 

07:40
ligo a máquina do café para tirar um expresso longo que bebo sem açúcar. mal primo o botão, preparo o sumo de uma laranja (também sem açúcar). tenho uma daquelas máquinas que roda sozinha logo o trabalho é nenhum. para acompanhar o café e o sumo barro duas fatias de pão de centeio com queijo quark. descobri-o no lidl, e a grande vantagem é ter zero por cento de gordura.

08:25
saio já equipada para o ginásio e levo no saco, preparado de antemão, os produtos de banho bem como a roupa do dia. inicio sempre o treino uma hora e meia antes do trabalho. dá tempo para tudo. tenho a sorte de viver perto do local onde trabalho e o ginásio fica no trajecto. 

11:30
no final do treino se tiver muita fome como um ovo cozido. levo na marmita os lanches e refeição preparados em casa. evito desta forma as máquinas automáticas e os almoços fora. se não sentir à saída do ginásio é por volta das onze e meia que faço a pausa da manhã. por norma coloco muesli no fundo de um tupperware que cubro com duas colheres de iogurte grego (baldes do lidl, o único do mercado que não tem natas) e completo com kiwi laminado como topping.

14:00
hora da refeição. na semana passada variei entre: salada de atum; sopa e wrap de camarão e ananás; salada de rúcula com salmão e queijo quark; sopa e uma fatia de quiche de legumes. termino sempre com uma peça de fruta, geralmente morangos laminados (por vezes adiciono coco ralado) ou uma banana. no final bebo um café com açúcar. 

17:00
pausa da tarde. voltamos ao iogurte grego ao qual adiciono frutos secos ou muesli e frutos vermelhos (framboesas, mirtilos e morangos). estou a pensar nas papas, panquecas e waffles de aveia para variar os lanches desta semana.

20:00
hora a que habitualmente jantamos. por norma são as refeições que se tornam no almoço do dia seguinte. preparo quantidades maiores e assim minimizo o tempo que perco na cozinha; uma vez por semana (por norma ao domingo) oriento a sopa de legumes, sem batata.

não sou muito rigorosa no que à alimentação diz respeito. há dias em que gosto de prevaricar e por norma jantamos fora uma vez por semana. o truque é fazer escolhas mais saudáveis, a catarina ensinou-me algumas dicas: a do queijo e do iogurte grego, a derreter na boca um quadrado de chocolate (desde que tenha mais do que 74% de cacau) quando se tem vontade de devorar um doce.

comer menores quantidades e com maior frequência ao longo do dia ajuda a educarmos o nosso metabolismo. passei a comer fruta quatro vezes ao dia; aumentei também o consumo de legumes. somos o que comemos e definitivamente eu quero ser melhor.

1 comentário:

digam de vossa justiça...