quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

post para a s*

(e para todos aquele que têm/estão a pensar fazer um seguro automóvel)

o mais importante quando escolhemos uma companhia em detrimento de outra é garantirmos que quando estivermos em apuros, as coisas vão correr minimamente bem. um seguro automóvel é composto por várias garantias/coberturas - quebra isolada de vidros, fenómenos da natureza, viatura de substituição, responsabilidade civil, assistência em viagem, cobertura de danos a terceiros, entre inúmeras outras. no geral, quantas mais garantias estiverem incluídas maior será a anuidade a pagar. cada caso é um caso. dou-vos o meu exemplo: uma vez que o carro tem menos de dez anos e não tenho garagem há coisas que prefiro garantir.

uma das coberturas mais importantes, a meu ver, é a de assistência em viagem. e atenção! nem todos os seguros têm esta garantia incluída pois não é obrigatória. a maior parte das pessoas desconhece o plafond de assistência de que dispõe por anuidade. e nalguns seguros este valor é de cento e pouco euros por ano o que se gasta em duas meras assistências. se vocês fazem poucos quilómetros por dia e o mecânico é nas redondezas provavelmente estes plafonds são suficientes, mas se as vossas viagens são um pouco mais longas, considerem caso contrário podem ter de desembolsar uns trocos para que o vosso carro seja transportado.

no caso das senhoras (e não querendo menosprezar) julgo que a segunda garantia mais importante é a da substituição do pneu em caso de furo ou rebentamento. volto a frisar que nem todas as apólices englobam esta condição.

todos os dias tenho de explicar às pessoas porque lhes está a ser negada assistência e na maior parte das vezes isso deve-se ao desconhecimento geral sobre as condições do seguro que subscrevem. quando contratualizam um seguro é-vos dado um documento ou dossier que explica tudo, tudinho. convém lê-lo de uma ponta a outra para conhecerem os vossos direitos (e deveres).

qualquer dúvida, disponham.

2 comentários:

  1. Yep, essas coisas são importantes e a maior parte das pessoas nao liga nenhuma!
    O meu pai trabalhou em seguros (a vida toda, diga-se, até se reformar) e bem sei como era, as pessoas a irem à companhia refilar por x ou y, que no fim não tinham razao nenhuma! lol

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oh, muito obrigada. :) Tive em atenção o que escreveste e acabei por optar por um seguro que não é barato mas que me garante a tal assistência em viagem e seguro contra terceiros. :)

    ResponderEliminar

digam de vossa justiça...