quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

formação? quero!

quando disse a uma colega de trabalho - que também é formadora do iefp - que me tinham convidado para apresentar uma proposta de formação e lhe manifestei a minha preocupação por não ter experiência na área ela respondeu muito tranquilamente: "não te preocupes, a maior parte das pessoas que lá está [em sala] não presta atenção ao que estás a dizer; estão lá por obrigação". e eu não entendo porquê.

ainda ontem fui a uma sessão de apresentação no centro de emprego onde foram divulgadas várias opções de formação. lembro-me que aqui há uns anos quase não havia escolha para quem, como eu, tinha uma licenciatura. hoje em dia felizmente já não é assim. sem pensar muito consigo a ver-me a frequentar quatro formações - espanhol, alemão, qualidade, e inovação e empreendorismo. não que me sejam áreas desconhecidas mas penso ser uma oportunidade para actualizar/reciclar conhecimentos. é um investimento em mim, já que não tenho a felicidade de estar empregada a tempo inteiro.

daí que não perceba e me custe a entender esta resistência das pessoas que só vêem as coisas com bons olhos quando há um valor monetário envolvido.

5 comentários:

  1. Boa tarde Doroteia!
    Inteiramente de acordo consigo, não discuto a eficiência do IEFP e dos Centros de Emprego face ao desemprego,muito haveria a dizer e aqui não cabe fazê-lo...! Mas é certo que as oportunidades de formação são uma mais valia muitas vezes desperdiçada por uma atitude errada...!
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Doroteia !
    Inteiramente de acordo consigo. Não discuto a eficácia do IEFP, ou dos Centros de Emprego face ao desemprego...muito haveria a dizer e não cabe aqui fazê-lo...! Mas é certo que muitas das formações disponíveis são desperdiçadas pela atitude errada de quem as frequenta! A formação é sempre uma mais valia e ajuda a estabelecer metas de motivação e progresso.
    Maria

    ResponderEliminar
  3. por um lado eu compreendo-te eu também sou assim, qq tipo de formação é bem vinda pq nos enriquece mas por outro lado nao te esqueças que muitas pessoas só podem ir à formação se tiverem dinheiro para ir, pq uma pessoa ficou sem emprego nao tem como sustentar um carro, aí vende-o depois nao tem transporte aí depende dos transportes públicos que são caríssimos, e 1,90€ ja faz diferença a muita gente.. Eu falo por mim, estou no centro de emprego, nao ganho nada de lá nem da segurança social, pois nunca trabalhei e tenho de ir lá todos os 15 dias... a formações etc.. mas e se eu nao tivesse uns pais com posses ? que me levam e buscam ? imagina entao as outras pessoas !!
    Não estou a criticar e como já disse eu concordo contigo.. Mas temos de nos colocar no outro lado de quem nao tem rendimento algum!!

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens toda a razão no que dizes mas o estado paga o passe social (transportes públicos) na totalidade e ainda assegura o almoço gratuito na cantina. isto sem falar na bolsa de estudo que é atribuída.

      Eliminar
  4. Eu estou à espera de começar a formação, e quero-a muito. E para mim seria ouro sobre azul ser de espanhol.

    ResponderEliminar

digam de vossa justiça...