quarta-feira, 1 de agosto de 2012

respondendo à pergunta

da mau feitio o facebook serve-me essencialmente para ir acompanhando a vida daqueles que estão longe. dos colegas de faculdade, dos amigos que ficaram na outra cidade, da família que vive fora do país. farto-me bastante dos murais entupidos de imagens cruéis de animais sem patas ou de crianças doentes. mas de outra forma nunca conseguiria acompanhar os sucessos pessoais e profissionais de todos aqueles que se cruzaram comigo neste vinte e oito anos de existência.

acompanho o percurso dos colegas jornalistas: o gonçalo na sic, a joana e a sofia na tvi, o hugo na economico tv; o teixeira no diário económico, o alberto no expresso do ave (e nem por isso menos importante), a lúcia no alto minho. o percurso dos que enveredaram pelo marketing e publicidade: a cristina na adidas, o romeu na groupon. os que trabalham em comunicação: a marta e o miguel na lift, a selma na federação portuguesa de futebol, a alexandra na hill and knowlton. dos que permaneceram em braga: o daniel, a rita e a ana. do hélder que anda algures a atravessar a europa. da joana que se lançou num projecto próprio. da paula que continua (e que bem está) em guimarães. da outra joana que voou para as américas e agora vive por lá. do pedro que se está a tornar um dos mais promissores argumentistas de ficção nacional.

acompanho a vida dos tios, tias, primos e primas no estrangeiro. sei se passam bem ou mal e por onde andam (o que me permite ficar a conhecer um pouco desses locais). acompanho a vida da cidade que deixei para trás: o que se faz, onde se vai. acompanho a chegada de novos membros à família dos amigos sejam eles cães adoptados ou crianças que vêm a este mundo.

apesar dos exageros que se vêem cada vez mais por lá continuo a olhar para a rede como uma coisa positiva. até porque há um filtro que me permite (a mim e a todos) regrar aquilo que quero transmitir. pena que nem todos tenham o bom-senso de saber gerir a quantidade e qualidade da informação que partilham. mas vivemos num estado democrático e só nos resta, nestes casos, uma alternativa: cancelar a subscrição.

2 comentários:

digam de vossa justiça...