quarta-feira, 25 de julho de 2012

da próxima vez que forem a uma loja

e a empregada vos seguir para todo o lado pensem duas vezes antes de julgá-la. há marcas que obrigam as funcionárias a seguirem o cliente dentro da loja não apenas por uma questão de segurança mas porque faz parte da política da empresa. acham que se assim for, os clientes se vão sentir impelidos a comprar algo. não concordo em nada com esta ideia mas sei que assim é em vários locais. pior, na maior parte das lojas as câmaras de vigilância servem sobretudo para vigiar os funcionários. ah, isso não é legal, dizem-me vocês. até pode nem ser mas com o pretexto da segurança as imagens acabam por servir outros interesses. ainda este fim-de-semana soube de um caso, de uma loja aí na cidade, em que a funcionária foi alvo de processo disciplinar porque não cumpriu as regras de "atendimento personalizado" da empresa em questão. a menina limitou-se a cumprimentar o cliente quando ele entrou e por não o ter seguido acompanhado pela loja viu-se em apuros.

da próxima vez que entrarem numa loja e as funcionárias vos seguirem para todo o lado pensem duas vezes: são chatas ou são forçadas a? quem são as vítimas, vocês ou elas?

6 comentários:

  1. Há abordagens e abordagens. A minha irmã trabalhou numa loja que obrigava a fazer abordagem inicial... isso pode ser um "bom dia, se puder se útil...". Andar colada aos clientes é simplesmente parvo e espero que nenhuma empresa defenda isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. s*, abordagem inicial todas as lojas fazem. eu refiro-me é a algumas que forçam mesmo o "andar colado". e não falo de uma nem de duas marcas... infelizmente é assim. há mentalidades muito reduzidas a chefiar algumas empresas. muito reduzidas mesmo.

      Eliminar
    2. dorotei, até hoje trabalhei em duas lojas.

      No Verão dos meus 18 anos, na Loja do Gato Preto e GRAÇAS A DEUS a política da loja é "não chatear ninguém". Diz-se somente Olá, mais nada. De resto, tens de estar atento ao cliente mas nunca o chatear.

      Noutra loja, durante o mestrado, mas era uma loja finória e também não chateava ninguém.

      É de ter pena das meninas e dos meninos que trabalham em lojas que os obrigam a tal política de vendas... chega a roçar o humilhante, porque toda a gente detesta aquilo.

      Eliminar
  2. Não conhecia tal coisa. Aliás, acho isso um bocado patético. Eu sou pessoa q gosta de andar à vontade e quando vejo os funcionários andarem atrás de mim (apesar de perceber q estão a fazer o trabalho deles) o que faço é virar as costas e ir embora. Não gosto de ser "espiada".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é o que eu faço também. pena que as grandes mentes por detrás dessa infeliz ideia não pensem assim também.

      Eliminar
  3. Ups... agora senti-me mal...uma vez aborreci-me com uma empregada por causa disso!!!

    ResponderEliminar

digam de vossa justiça...